quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Sabratha - Leptis Magna - Ghadames

SABRATHA - LEPTIS MAGNA - GHADAMES 



Olhe bem pra foto e tente adivinhar onde isso fica. Preste atenção no mar, no tipo de vegetação e no estilo da construção. Eu aposto que fazendo isso você já descartou o Pantanal e a Sibéria da história, NÉ? 
Mas acho que se fosse pra dar um único palpite eu tenho certeza que muitos passariam perto, mas poucos acertariam. E o motivo é simples, esse é outro lugar do mundo que não recebemos muitas notícias. 

O que é uma pena.

Esse lugar aí da foto acima tem mais de 2000 anos, fica numa cidade que foi um grande centro portuário e que não só fez parte do Império Romano como também foi um dos locais mais 'bam-bam-bans" do Império. Os mosaicos de algumas casas da cidade indicam que os moradores deste lugar tinham o mesmo padrão de vida dos habitantes de Roma.  

Este lugar é ... 

                                                             (Oooohhhhhhhhhhhhhh ) 

Sabratha fica no norte da Líbia, perto da capital Trípoli, tem pouco mais de 100 mil habitantes e é um sítio arqueológico considerado patrimônio da humanidade.


O teatro de Sabratha está em ótimo estado de conservação e possui um palco quase intacto para uma construção que tem cerca de 2000 anos. Aí embaixo estão umas fotos dele:

Teatro

Teatro 


Apresentação noturna.



Sabratha foi uma conquista dos romanos, mas não muito longe dali fica Leptis Magna que foi um criação dos romanos e é outro sítio arqueológico, também considerado pela Unesco como patrimônio da humanidade.  





Ruínas de Leptis Magna
Anfiteatro de Leptis Magna ( gladiadores, leões, espadadas na orelha e gritos da torcida ) 


Anfiteatro

O norte da Líbia pode ser considerado um grande museu romano a céu aberto e com um solo que esconde centenas (talvez milhares) de tesouros arqueológicos. Não é a toa que algumas universidades do mundo ficam vasculhando a área constantemente na busca por mosaicos ou qualquer outro registro dos tempos que Roma mandava no pedaço. Mas não é só o norte da Líbia que merece atenção. Vou colocar fotos de alguns outros lugares, mais ao sul do país, que também são bem interessantes. 


Ghadames 

Ghadames, talvez seja o lugar do mundo que esteja habitado há mais tempo, de acordo com alguns registros arqueológicos. Uma cidadezinha, que fica num oásis, no meio do Saara e quase nas fronteiras com a Argélia e a Tunísia.    


Vista aérea de Ghadames







A cidade é uma espécie de labirinto só que coberto e onde todas as paredes são feitas de uma mistura de lama com palha. Tanto a cobertura do labirinto quanto a lama endurecida ajudam a amenizar a temperatura das casas no calor extremo e a aquecer o local nas noites frias de inverno. Além disso, casas feitas de lama misturada com palha duram séculos.

Mas o mais curioso desse lugar, na minha opinião, são as próximas fotos.


Ruas cobertas, usadas somente por homens e crianças.


Ruas exclusivas para as mulheres, na parte de cima do labirinto.

É ou não é um negócio diferente? 


Al Jawf

Plantações no deserto do Saara.



Al Jawf, como muitas outras cidades do país, está no caminho do "Grande Rio Artificial", que se trata de uma tubulação gigantesca que começou a ser feita em 1984, passa debaixo do Saara e distribui água para cantos remotos do país. É o maior projeto de irrigação já feito no mundo e um dos maiores projetos de engenharia já realizado.

Infelizmente não encontrei nenhum mapa com legendas em português, mas esse aí dá pra ter boa ideia da extensão do "rio subterrâneo de canos" que corre de um aquífero gigantesco (Nubian Sandstone) e se espalha para as regiões mais habitadas do país.  


















Plantações na cidade de Al Jawf  vistas de cima.


E aqui vai um mapa com a localização desses lugares todos. 


E finalmente um mapa de Ghadames para você não se perder por lá. :-)





E aí, vamos? 



2 comentários:

  1. Incrível a conservação dessas ruínas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ruínas não tão arruinadas, né rs

      Leptis Magna ficou soterrada por séculos ... talvez por isso esteja tão bem conservada.

      Excluir